Artigo - AEG Disparando só em modo automático - Causas Possíveis!

7 - Artigo - AEG Disparando só em modo automático - Causas Possíveis!

E aí pessoal, tudo bem?

Há alguns dias recebi um e-mail de um cliente perguntando sobre a solução de um problema de sua arma de airsoft. Segundo ele, a AEG começou a disparar apenas em modo automático, mesmo quando a chave seletora de tiro estava posicionada em Semiautomático. 

O problema que a AEG deste cliente é extremamente comum e é recorrente essa mesma pergunta. Apesar de ter se tratado de um e-mail, recebo visitas oriundas de sistemas de busca que tem como palavras-chaves as expressões: "AEG disparando só em full auto", "a airsoft não dispara mais em semiautomático", "airsoft funciona somente no modo automático", "a função semiautomática da AEG parou de funcionar”, etc.

Diante dessa demanda resolvi escrever esse post informando sobre as causas e como sanar esse problema. Vale ressaltar que os problemas aqui são relativos ao desgaste normal ou incompatibilidade de peças, sendo desnecessário considerar que a falta de alguma peça também gera tais problemas, não é mesmo? Perca uma molinha que seja e você terá problemas de mau funcionamento de sua AEG...

Geralmente esse problema tem três causas: 

1ª Causa: A alavanca de corte (cutoff lever, em inglês) desgastou-se e já não consegue mais destravar o contato do gatilho.

2ª Causa: O contato móvel do gatilho teve a parte sua que faz contato com a alavanca de corte desgastada de forma irregular e já não permite que a alavanca de corte destrave o contato do gatilho.

3ª Causa: Incompatibilidade de peças devido a mau controle de qualidade de peças e gearbox e incompatibilidade relativa a gerações diferentes de peças.

4ª Causa: o serviço de shimming deixou a sector gear muito alta e esta faz contato mais com a alavanca de corte.

Mas antes de ilustrar cada um desses casos é preciso entender como funciona as funções semiautomático e automático das armas de airsoft.

Visão geral do sistema de gatilho de AEG Airsoft - Gearbox v2

Como funciona o semiautomático das AEG Airsoft com gatilho eletromecânico?

A mecânica básica desse processo em uma gearbox versão 2 é a seguinte:

Quando o jogador aperta o gatilho da AEG, ele empurra com a tecla do gatilho o contato elétrico móvel do gatilho à frente até que ele toque os outros contatos elétricos, fazendo com que a eletricidade passe da bateria para o motor, fazendo-o girar e, consequentemente, girar também as engrenagens.

A engrenagem "Sector Gear" possui em sua face inferior uma rampa em forma de dente que ao girar entra em contato com a alavanca de corte, na sua extremidade à esquerda, empurrando-a para baixo.

A alavanca de corte funciona como se fosse uma gangorra, sendo que, quando a rampa da sector gear a empurra sua extremidade esquerda para baixo sua outra extremidade à direita se eleva. Ao elevar a outra extremidade, a alavanca de corte empurra o contato móvel do gatilho (aquela pecinha de plástico que fica dentro da caixa de gatilho presa por uma mola à gearbox) para cima, desacoplando-a da tecla do gatilho.

Ao ser desacoplado, o contato do gatilho retornar para sua posição inicial com ajuda de uma mola que fica presa à gearbox. Ao retornar sua posição inicial, o contato desconecta o circuito elétrico e o motor da AEG interrompe seu ciclo e a AEG acaba realizando apenas um disparo. Sendo necessário soltar a tecla do gatilho para que ela retorne e acople-se novamente ao contato móvel do gatilho.

Ao mesmo tempo em que o contato retorna à sua posição inicial, a rampa de contato da engrenagem deixa de exercer força contra a alavanca de corte. Então, a pequena mola que está presa na alavanca de corte e na placa seletora (selector plate, em inglês) empurra a alavanca de corte de volta sua posição normal que é na horizontal.

A partir de então o ciclo está completo e para realizar um novo disparo é necessário reapertar a tecla do gatilho, reiniciando o processo.

Como funciona a função Full Auto das armas de Airsoft?

Como funciona a função Automático das armas de Airsoft?

A função Full Auto de uma gearbox versão 2 basicamente passa a funcionar desabilitando a alavanca de corte.

Quando se seleciona o modo full auto na tecla de seleção de modo de tiro, a placa seletora é trazida à retaguarda e trava a alavanca de corte na posição transversal, fazendo com que ela não entre em contato com a rampa da sector gear e nem com o contato móvel do gatilho.

Então, como não ocorre mais o desacoplamento do contato móvel do gatilho pela alavanca de corte, ele fica conectado aos outros contatos da caixa de gatilho, permitindo que a corrente elétrica seja contínua, fornecendo energia ao motor que só vai cessar de trabalhar quando o operador soltar a tecla do gatilho.

Enquanto o operador não libera a tecla do gatilho a arma continua o ciclo ininterruptamente, estabelecendo o modo full-auto na AEG.

Então a diferença básica entre semiautomático e full-auto está na atuação da alavanca de corte sobre o contato móvel do gatilho. No modo semiautomático a alavanca de corte é acionada pela engrenagem e desconecta o contato do gatilho a cada ciclo da engrenagem, sendo necessário soltar e pressionar a tecla do gatilho a cada ciclo. No modo automático a alavanca de corte é desabilitada e é necessário soltar a tecla do gatilho para cessar o ciclo do motor, caso contrário a arma continuará operando continuamente, resultado no modo full-auto.

Como funciona o semiautomático das AEG Airsoft?

Agora que sabemos como cada um funciona, vamos aos problemas relacionados anteriormente.

1ª Causa - Desgaste da Alavanca de Corte

Como vimos anteriormente a alavanca de corte mantém contato com a sector gear enquanto a arma está funcionando no modo semiautomático. Como há contato e atrito entre essas partes é natural que ocorra o desgaste da alavanca de corte, que geralmente é feito de metal menos duro que o da engrenagem.

Então, em determinado ponto, o desgaste da alavanca de corte é tão grande que a rampa da engrenagem já não consegue empurrar a alavanca de corte o suficiente para que ela desacople o contato do gatilho.

Como a alavanca de corte deixa de realizar sua função eficientemente, a AEG começa a disparar apenas no modo automático mesmo quando o operador seleciona a função semiautomática.

A solução mais simples aqui é substituir a alavanca de corte desgastada por uma nova e pronto, a arma volta a ter a função semiautomática reabilitada. Se esse é o problema que você constatou em sua AEG, visite a seção de Alavancas de Corte de nossa loja, temos modelos para gearbox V2 e V3.

2ª Causa - Desgaste do Contato Móvel do Gatilho

Outra causa que pode fazer com que a arma de airsoft continue disparando apenas no automático ocorre principalmente pelo mau hábito do jogador de pressionar o gatilho apenas levemente para realizar o disparo.

Quando o jogador pressiona a tecla do gatilho levemente, o contato móvel do gatilho vai ser empurrado à frente, porém não percorrerá todo seu percurso normal. Quando a alavanca de corte é elevada pelo contato com a engrenagem, a parte que da alavanca que suspende o contato do gatilho encontra apenas a porção final da rampa de contato do gatilho, e esta é geralmente construída em plástico e apresenta sua porção final bem mais fina que sua porção inicial. Em alguns casos, essa porção final não suporta a força empregada pela alavanca de corte e se desgasta. 

Como o jogador continuará apertando a tecla levemente, por força do hábito, a alavanca de corte até continuará operando normalmente, porém ao tentar empurrar o contato do gatilho a mesma não encontrará mais o contato do gatilho, não sendo mais possível desacoplá-lo da tecla do gatilho. 

A AEG passará a operar em modo automático, a menos que o operador passe a usar a tecla do gatilho pressionando-a até o final de seu curso. No entanto, em alguns casos o desgaste do contato do gatilho é tão severo que mesmo que o operador passe a utilizar a tecla do gatilho de forma correta, o sistema continuará a funcionar apenas no full-auto.

A solução muitas vezes só é possível com a troca do contato do gatilho e a reeducação do controle da pressão no gatilho por parte do operador. Em outros casos, mais simples, é possível fazer uma adaptação no contato do gatilho (veja a solução mais abaixo, na 3ª Causa).

3ª Causa - Incompatibilidade de Peças

Muitas vezes vou fazer o reparo em AEG com problema de desgaste da alavanca de corte ou do contato móvel do gatilho (1ª e 2ª Causa, respectivamente) e me deparo com uma situação que requer mais que a substituição das peças danificadas.

Mesmo colocando uma alavanca de corte nova e/ou um contato de gatilho novo a AEG continua disparando apenas no full-auto. Ao fazer alguns testes eu percebo que a engrenagem faz contato com a alavanca de corte, mas é como se a alavanca de corte estivesse desgastada, mesmo sendo nova. A alavanca de corte não consegue erguer o contato do gatilho e desacoplá-lo da tecla do gatilho, ainda que ambos sejam novos.

A causa mais comum nesses casos é a incompatibilidade de peças. Muitos fabricantes de peças utilizam o mesmo padrão de peças, com medidas compatíveis com outras marcas. No entanto, as empresas às vezes resolvem produzir peças com pequenas modificações no comprimento, largura e espessura de suas peças, dando início ao que eles chamam de nova geração de peças. Tais mudanças muitas vezes não causam problemas de incompatibilidade entre marcas, mas em alguns casos isso pode ocorrer, visto que peças de fabricantes diferentes podem ser fabricadas em gerações distintas. Esse choque de gerações causa mau funcionamento da AEG.

É perceptível também que peças de origem chinesa possuem menor controle de qualidade e alguns lotes de peças saem com diferenças visualmente imperceptíveis, mas cada milímetro ou décimo de milímetro faz diferença no funcionamento da sua Airsoft. Um lote de peças com pequenas diferenças em qualquer de suas dimensões pode afetar no funcionamento da arma de Airsoft.

O que resta nesse caso é fazer uma adaptação (pode chamar de gambiarra também, mas se você quer parecer “techcool” chame de “Do It Yourself – DIY”) no contato móvel do gatilho. Essa modificação pode ser aplicada tanto no caso de incompatibilidade de peças quanto no caso de desgaste da rampa de contato dessa peça (2ª Causa).

Para sanar esse problema basta adicionar algumas camadas de material plástico na rampa do contato móvel do gatilho, fazendo com que a alavanca de corte encontre um maior volume nessa rampa suficiente para erguê-la a ponto de desencaixar o contato do gatilho, conforme explicações acima. Funciona como se fosse um calço para compensar o movimento insuficiente da alavanca de corte.

Eu faço tal procedimento utilizando plástico de cartelas de comprimidos, pois se trata de um plástico flexível e bastante resistente, além de ser produzido com uma superfície texturizada, o que potencializa a colagem.

Clique no link abaixo e acompanhe o tutorial que fiz mostrando o processo:

“Tutorial: Reparando o contato móvel do gatilho de uma AEG”

4ª Causa: Problema de Shimming

Outro problema que pode fazer com que sua AEG não dispare mais em semiautomático, mesmo com peças novas, é o fato de o serviço de shimming às vezes deixar a sector gear muito alta em relação a alavanca de corte, de modo que a engrenagem gira, mas não faz contato com a alavanca e o processo não ocorrerá corretamente como vimos anteriormente.

Como a engrenagem não empurra a alavanca de corte o restante do processo vai falhar, ocorrendo disparo só em full-auto. Bastando tão somente refazer o serviço de shimming de sua AEG, permitindo que haja contato normal entre a sector gear e a alavanca de corte.

Se mesmo assim a arma continuar com problemas, considere tentar a solução apresentada na sessão anterior (3ª Causa), pois pode estar ocorrendo incompatibilidade de peças.

Tags