Olá galera do airsoft. Hoje vamos mostrar passo-a-passo como se faz o serviço de Swiss Cheese (queijo suíço) no pistão de uma AEG.
Mas antes vamos entender o que é e para que serve o Swiss Cheese.
O serviço de fazer o swiss cheese no pistão consiste em fazer furos em locais específicos da peça com o propósito de retirar material desta, diminuindo seu peso.
Em nosso post "Como aumentar o FPS de uma AEG: Pistão" nós deixamos claro como o peso do pistão pode influenciar o FPS de sua AEG. De forma bem resumida podemos dizer que maior peso é igual a menor aceleração e, consequentemente, menor FPS. A escolha de um pistão deve incluir, além da durabilidade e resistência, o peso.
Além de resultar em maior FPS, há também um ganho no ROF de sua airsoft à medida em que o peso do conjunto pistão mais cabeça do pistão diminui. Um conjunto mais leve cicla de forma mais rápida devido ao fato de ser mais fácil vencer a inércia a cada movimento do pistão.
Uma terceira razão para diminuir o peso do pistão é que, com menor massa, ocorre menor impacto contra a cabeça do cilindro. Geralmente a energia desse impacto é transmitida para a gearbox e, notoriamente no caso das gearbox versão 2, essa energia pode ocasionar a quebra da mesma. Diminuindo o peso do pistão, diminui-se também as chances de quebrar a gearbox, sendo, dessa forma, um serviço preventivo.
Alguns pistões já saem de fábrica com materiais leves e até com design voltado para diminuir a massa da peça, outros nem tanto. Ainda assim acredito que seja possível fazer o "Queijo Suíço" no pistão de sua AEG.
Para repetir o que foi feito nesse tutorial você vai precisar das seguintes ferramentas:
- Uma furadeira;
- Brocas para a furadeira em três diâmetros (2mm, 4mm e 6mm);
- Um lápis e uma régua;
- Uma morsa.
Vamos ao Passo-a-Passo:
1º - Utilizando um lápis e uma régua, marque os locais onde serão feitos os furos nos pistões, deixando um espaço de um centímetro entre as marcações. Comece a marcar do final do pistão em direção à parte onde fica a cabeça do pistão. Deixe um espaço de cerca de meio centímetro no corpo antes de iniciar a marcação. Isso serve para garantir que o primeiro furo não fique muito próximo da base do corpo do pistão, evitando assim uma eventual quebra. Tente manter um distanciamento homogêneo entre os locais a serem furados. Isso garante que a estrutura permanecerá resistente e equilibrada.
2º - Após marcar os locais onde os furos serão feitos, prenda o pistão em uma morsa e inicie os furos. Comece com uma broca de menor diâmetro e vá aumentando aos poucos. Alguns pistões não aguentam o torque gerado pela broca de maior diâmetro quando ela é utilizada primeiro. Adotamos o procedimento de ir aumentando o diâmetro da broca aos poucos e minimizamos drasticamente a ocorrência de quebra do pistão. Nesse tutorial usaremos a broca de seis milímetros para fazer os maiores furos. Com o tempo e experiência é possível usar brocas com maior diâmetro e mudar o desenho dos furos, mantendo o equilíbrio e a resistência da peça.
3º - Nos furos próximos aos últimos dentes evite furos muito grandes. Geralmente nesse local fazemos furos de no máximo quatro milímetros.
4º - Depois de fazer os furos, utilize uma faca fina ou um estilete para retirar as rebarbas que ficarem nos furos, tanto na parte interna quanto na parte externa.
Se o serviço for bem feito, o pistão continuará com sua estrutura bem rígida e resistente. Observe na figura abaixo o peso final do pistão após o trabalho de swiss cheese feito nesse tutorial.
Bom, é isso. Um serviço que pode ser encarado como upgrade e ao mesmo tempo de caráter preventivo. Esperamos que gostem. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica escreva aí nos comentários.
Visite nossa loja www.AEGPlus.com.
Valeu!
- Efetue login ou registre-se para postar comentários